Quer receber dicas de Negócios, Empreendedorismo e Marketing Digital.

Adicione seu email abaixo e receba gratuitamente informações sobre diversos temas para seu desenvolvimento pessoal.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro conosco!

Princípios de Pareto, Lei de Pareto ou Diagrama de Pareto

Princípios de Pareto, Lei de Pareto ou Diagrama de Pareto

Princípios de Pareto, também é igualmente conhecido como diagrama de Pareto, gráfico de Pareto, lei de Pareto ou princípio de 80/20, tantos nomes, né?

Surpreendentemente, esse princípio afirma que 80% das consequências advêm de 20% das causas.

Lei de Pareto – Seu Criador

Vilfredo Pareto - Princípios de Pareto
Vilfredo Pareto – Princípios de Pareto

De fato. Estarei falando um pouco sobre isso abaixo.

Vilfredo de Pareto foi um sociólogo e economista italiano que, durante seus estudos, percebeu que, em geral, 80% da renda de uma nação estava nas mãos de apenas 20% da população ou que 80% da terra na Itália pertencia a 20% da população. Mas ele começou a observar inicialmente essa proporção analisando o seu jardim, onde 20% das vagens continham 80% das ervilhas.

Entretanto, para que você entenda facilmente, listarei alguns exemplos abaixo:

20% dos alunos têm as notas 80% mais altas;

20% de uma categoria de motorista causa 80% dos acidentes de trânsito;

20% dos empregados geram 80% da receita;

20% das fábricas geram 80% da poluição;

20% dos clientes geram uma receita de 80% nas empresas;

A porcentagem pode variar dependendo da análise do problema, mas dificilmente fugirá desta proporção.

Assim sendo, podemos ver que a lei de Pareto pode ser bem diversificada e utilizada em várias áreas, tais como: medicina, negócios, indústrias e em muitas outras áreas, bem como no nosso dia a dia.

Com toda a certeza, a lei de Pareto é uma técnica muito poderosa e podemos nos aproveitar bastante disso.

Acredito que a essa altura você esteja se perguntando: “Definitivamente, onde posso usar a lei de Pareto em minha vida ou até mesmo nos negócios?”

Falarei um pouco sobre isso abaixo.

Usando a lei de Pareto 80/20 nos Negócios

Todavia, uma frase que me lembra bem a lei de Pareto foi enunciada em outro post que fiz sobre a matriz de Eisenhower (você pode conferir o post completo clicando aqui).

“O que é importante raramente é urgente, o que é urgente raramente é importante.”

Eisenhower

Como a matriz de Eisenhower, a lei de Pareto ajuda a determinar as tarefas que são importantes. Em resumo, se você consegue identificar com clareza os clientes que geram 80% da receita empresarial, ficará mais fácil focar de forma estruturada à sua atenção nesses clientes, garantindo-lhes mais qualidade e talvez um serviço mais personalizado.

Desse modo, sabendo dos resultados, você também poderá criar uma estratégia para buscar clientes que tenha o mesmo perfil dos 20%.

E aí? Já tinha ouvido falar da lei de Pareto? Se está gostando do post, se inscreva para receber novos conteúdos.


Leituras recomendadas


Usando a lei de Pareto 80/20 na Vida – Dia a dia

Em síntese, usar a lei de Pareto no dia a dia pode se tornar uma tarefa bem difícil, já que por natureza somos bastante ambiciosos. No entanto, vou apresentar em seguida como isso está presente também no nosso cotidiano e nem percebemos por estarmos focados em nossas próprias ambições.

Por exemplo, alguns objetos representam um acúmulo desnecessário em nossas vidas. Neste post vamos abordar um pouco sobre nossas roupas, por exemplo.

Com frequência, usamos apenas 20% das roupas presentes em nosso guarda roupa. Os outros 80% são peças que costumamos pagar mais caro ou tem um valor sentimental intrínseco. Por conta disso, costumamos a querer conservá-la e não repetir outras vezes seu uso.

Analisando o problema

Em princípio, se apenas 20% das suas peças de roupa são utilizadas 80% das vezes, você pode muito bem fazer uma limpeza no guarda roupa deixando apenas 50% das roupas atuais, sendo que 20% você usa e 30% para eventualidades.

Uma dica é doar ou vender. Caso opte pela venda, você poderá guardar o dinheiro para uma ocasião de última hora, mas sugiro que esse valor seja investido para aumentar o seu conhecimento em sua área profissional ou pessoal.

Dica de ouro: O maior investimento que você pode fazer na vida é no seu conhecimento.

Se você começar a reparar em outros cenários, poderá identificar alguns pontos que precisam de atenção também, como por exemplo: sapatos, perfumes, brinquedos… Eventualmente, caso você preste, atenção vai conseguir identificar outros.

Conceito fundamental

A partir do conceito do princípio de Pareto ou lei de Pareto, você pode desenvolver novos hábitos saudáveis, organizando e concluindo projetos inovadores em sua vida.

Procure otimizar o seu tempo, repensar em suas atitudes e adquirir novas posturas diante de grandes ou pequenas decisões.

Torne-se uma pessoa melhor a cada dia.

Gostou do post? Se você deseja receber conteúdo de qualidade se inscreva para sempre ser alertado quando sair um novo post.

Não esqueça de comentar se esse conteúdo agregou algo em sua vida.

Sobre o Autor

Geriel Castro
Geriel Castro

Geriel Castro Sócio Fundador da 7Giros Soluções – Consultor de Negócios, Empreendedor e Empresário atuando a mais de 10 anos no mercado de tecnologia, onde ja realizou vários projetos em diversas áreas como: Mídias sociais, Marketing digital, Desenvolvimento, aplicativos e sistemas para tomada de decisão.