Técnica Pomodoro – Melhore sua produtividade
Técnica Pomodoro – Ultimamente, com o “boom” da tecnologia, alguns profissionais têm buscado por trabalhos que costumam ser adaptado para home office. Algumas empresas já têm adotado esta metodologia para uma parte de seus funcionários. Desta forma, o custo empresarial acaba sendo reduzido, além de proporcionar uma qualidade de vida e conforto a seus colaboradores.
Mas se adaptar a essa nova rotina não é nada fácil. Muitos no início acabam perdendo produtividade, atrasa nas entregas das tarefas e na maioria das vezes ocorre um adiamento do projeto.
Por estar em um ambiente descontraído, acabamos eventualmente relaxando e com isto a procrastinação aumenta, nos prejudicando bastante.
A grande pergunta é: Mas como se livrar desse problema que vem atrapalhando a sua produtividade?
Existe uma técnica (Técnica Pomodoro) que pode te ajudar a driblar as distrações, ter mais foco e fazer as tarefas em pouco tempo. Contudo, na maioria das vezes você pode se tornar uma pessoa mais produtiva, e o melhor de tudo, é uma técnica simples, de fácil execução e totalmente de graça.
O que é a Técnica Pomodoro?
A Técnica Pomodoro é uma ferramenta para gerenciamento de tempo, sendo desenvolvida na Itália por Francesco Cirillo na década de 1987. Cirillo percebeu que tinha bastante dificuldade de concentração nos estudos e com isto, procurou vários meios de aumentar sua produtividade na faculdade. Para melhorar, começou a contabilizar o tempo de estudos, utilizando surpreendentemente pela primeira vez um timer no formato de tomate – em italiano, pomodoro.
Como resultado, deu-se início a “Técnica Pomodoro”, uma ferramenta poderosa e muito utilizada na administração do tempo que se mostrou um eficiente método de produtividade aplicada de forma simples.
Segundo o autor, a Técnica Pomodoro é um instrumento de transformação de vida, pois além de melhorar o aproveitamento de tempo, permite uma avaliação constante sobre o que nos leva a procrastinar.
“A melhor maneira de administrar as interrupções é aceitá-las e tratá-las com delicadeza. A Técnica Pomodoro sugere que você as anote no celular, no computador ou em um pedaço de papel para tratar delas assim que o timer tocar. Desse modo, você reconhece o valor dessas interrupções e tem tempo de pensar nelas e analisá-las de maneira apropriada para decidir quais são ou não realmente importantes”.
Francesco Cirillo
Como funciona a Técnica Pomodoro?
Segundo Cirillo, a conta que leva a excelência é a de 25 minutos de atividades, com 5 minutos de descanso. Ou seja, cada pomodoro tem 30 minutos.
Uma das principais regras do autor é: “Se um pomodoro começar, o timer terá que tocar”.
Explicando de forma mais detalhada, podemos separar em 5(cinco) etapas:
- Escolher uma tarefa a ser realizada da sua listinha de tarefas diária;
- Iniciar o cronometro, lembrando que cada tarefa equivale a 25 minutos (1 Pomodoro);
- Após finalizar faça uma pausa de 5(cinco) minutos (beber água, tomar um café, jogar o lixo, tarefas simples…);
- A cada 4 Pomodoros completos (1 Ciclo), faça uma pausa maior de 15 a 30 minutos.
- Após finalizar a tarefa, risque-a de sua listinha e coloque ao lado a quantidade de pomodoros utilizadas para concluir aquela tarefa.
Lembrando que a atividade após iniciada, jamais pode ser interrompida. Caso isto aconteça, o timer perde sua validade e havendo interrupções, inicie um novo pomodoro/timer de 25 minutos.
O Criador indica também que é proibido continuar a trabalhar por mais alguns minutinhos, principalmente se você acreditar que a tarefa está prestes a ser finalizada.
Leituras recomendadas
- 5 Hábitos que destroem sua autoestima – Como se livrar deles
- Principio de Pareto ou Lei de Pareto – Produtividade
- O que é matriz de Eisenhower? Como funciona?
- Como criar um plano de ação 5W2H
- Cursos grátis com certificado – Turbine seu currículo
Por que a pausa de 5 minutos após 25 minutos de tarefa?
A pausa de 5 minutos ou pausa rápida é uma ação necessária de desconexão da tarefa. Ao mesmo tempo, possibilita que a sua mente assimile o que foi aprendido nos 25 minutos anteriores.
Aproveite para respirar e andar um pouco. Após o descanso, é o momento de ajustar o timer novamente.
Certamente, se você tiver uma tarefa mais complexa, que levem a mais de sete pomodoros, você precisará dividi-las em mais etapas. Normalmente estas atividades tendem a consumir muito mais do nosso cérebro, tornando os pomodoros mais difíceis.
Dica: Utilize a matriz de Eisenhower para dividir suas atividades de forma eficiente. Tem um post aqui no blog falando sobre isto, para acessar basta clicar aqui
Segundo Cirillo, no início, nem todo mundo consegue se concentrar 25 minutos de atividade. Contudo, com o tempo você terá que se ajustar e encontrar a melhor maneira de lidar com as inconveniências e interrupções durante o tempo de execução.
Porém, para ajudar nessa tarefa hoje em dia existem alguns aplicativos que irão te auxiliar a administrar o seu tempo com a Técnica Pomodoro.
Be Focused (iOS)
Costumo utilizar este aplicativo no dia a dia para gerenciar o meu tempo com a técnica pomodoro, principalmente para coisas do trabalho.
Além de criar e gerenciar tarefas, esse aplicativo apresenta um relatório sobre o progresso além de ser customizável.
Esse aplicativo está disponível apenas para iOS – Link
Focus To-Do (Android, iOS, Windows)
O aplicativo Focus To-Do está disponível para Android, iOS e Windows, podendo combinar o timer Pomodoro com um gerenciador de tarefas.
Conforme os desenvolvedores, ele o Focus To-do é um aplicativo baseado na ciência, que eventualmente irá motivá-lo a manter o foco e cumprir as tarefas propostas diárias.
Esse aplicativo está disponível para Android, iOS e Windows – Link
Tomato Timer (Extensão Google Chrome)
Tomato Timer é uma extensão do Google Chrome.
Você precisa instalar esta extensão, mas ele fica bem discreto no canto superior do navegador, proporcionando maior comodidade na utilização.
O mais bacana é que com essa extensão você consegue bloquear algumas páginas para não serem abertas quando você estiver utilizando as suas tarefas.
Ele é sensacional!
Este aplicativo está disponível apenas para o Google Chrome – Link
O desafio
A Técnica Pomodoro é um método simples, prático, funcional e eficaz. As pessoas costumam adotar este método em sua rotina de trabalho ou estudo para terem mais produtividade em suas tarefas.
Lembrando que cada pessoa se adapta de uma forma. Você precisa encontrar o que melhor se adapta para você. Não precisa correr, faça tudo no seu tempo e curta cada pomodoro por vez, buscando sempre finaliza-las para atingir seu objetivo atual.
O mais importante é você passar com tranquilidade, sem nervosismo ou ansiedade, para a próxima tarefa. Desta forma você poderá entender os pontos chaves para não sabotar sua produtividade.
E você? Acha que consegue melhorar sua produtividade com essa técnica? Faça o teste e depois nos conte como foi sua experiência. Funcionou para mim e garanto que vai te ajudar na sua produtividade.
Se esse post te ajudou, por favor compartilhe com alguém que você acha que precisa de alguns conselhos para melhorar na produtividade.
Sobre o Autor