Não é o quanto você ganha, mas como você gasta

Essa é a regra básica de sobrevivência. Gastar menos do que ganha!

Se você não entendeu ainda essa lógica, vai continuar cometendo os mesmos erros. Reclamando dos preços que sobem, do governo, da economia, de João da padaria, de Maria do mercadinho… O que não vai faltar é gente pra você culpar. Mas, de certa forma a culpa acaba sendo sua também (Não entra nessa conversa pessoas que estão abaixo da linha da pobreza), e digo mais, na verdade a maior parte do que está acontecendo com você a culpa é extremamente sua. Pare de culpar os outros e assuma a responsabilidade de sua vida.

Se aquela bRusinha está cara, pare de comprar, olhe para o seu guarda-roupa, tenho absoluta certeza que 80% de suas roupas você não usa.

A gasolina está cara, vá trabalhar 1 ou 2 dias de transporte público, aproveite e leve um livro em baixo do braço para aprender uma nova habilidade ou ganhe tanto dinheiro que o preço da gasolina não interfira diretamente em sua vida.

E antes que você reclame, se você pegar metrô no Rio de Janeiro em horário de pico vai encontrar alguém espremido lendo um livro. Você vai se perguntar como aquele individuo está lendo um livro onde 4 corpos ocupam o mesmo lugar no espaço. Sim, não estou exagerando.

Não é tão difícil, é simples fazer um orçamento das despesas, avaliar o que é necessidade mesmo e só gastar aquilo que for preciso. Agora, se as suas necessidades são maiores do que você ganha, trate de reduzir rapidamente o seu PADRÃO DE VIDA, você só precisa se livrar das amarras que a sociedade impõe de gastar mais do que tem.

Acredite, o Padrão de vida é uma questão de costume, você vai se acostumar rapidamente ao enquadramento do seu orçamento, basta começar. E lembre-se que no mundo real, Show off não é investimento!

A questão não é deixar de fazer todas as coisas que te dão prazer só pra economizar, mas deixar de fazer algumas coisas que você faz só pra “aparecer”. O ideal é gastar menos e apenas em que for necessário.

Por exemplo:

  • Por que morar em um lugar que não se encaixa no seu orçamento?
  • Por que tem um carro que o IPVA e o seguro são caros e pesam no seu bolso?
  • Por que usa roupa de marca, se você pode usar um Fast fashion?

Leituras recomendadas


Não adianta viver só para trabalhar e sei que não podemos abrir mão de todos nossos pequenos prazeres, porém, como disse, o importante não é quanto você ganha, mas como gasta seus recursos.

Gaste com inteligência, um estudo diz que pessoas emocionalmente inteligentes tem maior controle sobre si e seus gastos.

Acredite, pois só você pode romper essa barreira.

Manda para um amigo que precisa saber disto e deixa um comentário do que achou do conteúdo.⁣

Se esse post te ajudou, por favor compartilhe com alguém que você acha que precisa de alguns conselhos para melhorar de vida.

Tags: | | |

Sobre o Autor

Geriel Castro
Geriel Castro

Geriel Castro Sócio Fundador da 7Giros Soluções – Consultor de Negócios, Empreendedor e Empresário atuando a mais de 10 anos no mercado de tecnologia, onde ja realizou vários projetos em diversas áreas como: Mídias sociais, Marketing digital, Desenvolvimento, aplicativos e sistemas para tomada de decisão.

error: O conteúdo está protegido!